Moradia T3 à venda em Mortágua

Moradia T3 em Mortágua com visita virtual

Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça

390 000 €

Venda
id. 123351104-196

246 m²

3

2

F

Descrição

Casa Senhorial

Situada na tranquila localidade de Mortágua, esta Casa Senhorial proporciona-nos uma experiência única, entre a sua imponente arquitetura e a exuberância natural do meio. Composta por dois artigos, esta propriedade, que dispõe de 3 quartos espaçosos e 3 belíssimas salas, é o refúgio perfeito para quem procura um ambiente calmo e sereno, longe da agitação da vida urbana.


Esta Casa Senhorial, outrora pousada da família real, mantém a sua riquíssima história e preserva a sua autenticidade, de característica rústica e charmosa, ao mesmo tempo que oferece conforto e privacidade aos seus moradores. A paisagem que a rodeia é de uma natureza frondosa, proporcionando vistas deslumbrantes e ideais para quem aprecia momentos de tranquilidade e sintonia com o campo.

 Este é um imóvel sublime situado num local idílico para quem procura o equilíbrio entre o passado e o presente envolto em história e beleza natural. 

Breve resumo histórico da Casa:

"Em Vale de Açores distingue-se uma Casa Senhorial. Instalada em terra fértil para a agricultura, a Casa tem uma estrutura adaptada às vivências rurais e é um exemplo da ocupação senhorial: um andar térreo para o armazenamento de produtos e de alfaias agrícolas, e um andar superior destinado a habitação dos senhores (salas, quartos de dormir e cozinhas). Na fachada principal, a escada de um lanço dá acesso ao andar que possui janelas em guilhotina.

Na época em que vigorou o regime senhorial, quem trabalhava a terra não eram os seus proprietários. Estes pertenciam, no caso desta Casa, à nobreza e não estavam sujeitos ao pagamento de impostos. Cultivavam a terra os que viviam no senhorio e pagavam impostos com uma parte daquilo que produziam. 

Para a cobrança dos direitos reais (os impostos que cabiam à fazenda real) existia, no concelho, o donatário chamado Senhor de Mortágua. A este, o rei concedia a autoridade de cobrar impostos aos moradores e mercadores em trânsito, com o privilégio de ficar com os lucros que iam para além dos direitos reais. Até ao século XIX, Mortágua teve dezassete donatários.

Segundo a tradição, no local desta Casa Senhorial estaria, no século XV, a de Dona Mécia de Sousa, Senhora de Mortágua porque seu pai, Dom Gonçalo Eanes de Sousa, donatário de Mortágua, não teve herdeiro varão. No século XVII, a Casa foi dos duques do Cadaval, que foram donatários da Vila. Aquando das invasões Francesas, a Família Frias e Gouveia, abastados senhores de negócios, comprou a casa á nobreza, exilada no Brasil. São os descendentes da Família Frias e Gouveia os proprietários atuais.

A Casa Senhorial Da Quinta Das Palmeiras era pousada da família real quando esta passava por Mortágua entre Coimbra e Viseu. Consta que aqui estiveram hospedados o rei D. João I e o Infante D. Henrique quando vivia em Viseu, e há referências que nela se hospedou D. Pedro II. Conta a lenda que a Rainha Santa Isabel e D. Diniz passaram a noite de núpcias na Casa Senhorial Da Quinta Das Palmeiras.

Estou à sua espera!

Detalhes

Área Bruta Privativa m²246
Área Bruta m²492
Área Total do Lote m²44 220
Área Útil m²246
Quartos3
Ano de Construção1937
Piso- -
WC/Casas de banho2
ElevadorNão
Estacionamento3+ Lugares
Carregamento de Carros ElétricosNão

Detalhes energéticos

Eficiência energética

Decorar com IA

Dê vida à casa dos seus sonhos com a nossa ferramenta de Decoração Virtual!

Personalize qualquer espaço da casa gratuitamente, experimente diferentes móveis, cores e estilos. Crie o ambiente perfeito que transmita a sua personalidade. Simples, rápido e divertido – tudo acessível com apenas um clique.

Comece agora a decorar a sua casa ideal, de forma virtual!

Mapa

Divisões

Cozinha
Quarto
Quarto
Quarto
Quarto
Quarto
Quarto
Sala de Estar
Simulador de Crédito
Valor do Imóvel
390 000 €
30 anos
Prestação Mensal (*)
0

(*) A prestação mensal indicada corresponde a um valor de referência, tendo por base uma taxa variável (Euribor a 6 meses), não dispensando uma análise financeira mais completa e detalhada! A informação resultante destas simulações é meramente indicativa, tendo como finalidade orientar sobre o custo estimado, segundo os dados indicados pelo utilizador. Cada entidade financeira tem as suas próprias políticas e condições de financiamento, não ficando vinculadas aos resultados desta simulação.